terça-feira, 7 de abril de 2009

Dedo no nariz.

Vários casais entram em crise sem perceber. Com o dedo em riste, apontam incisivamente para o outro e partem pro ataque: “Você é isso!” “Você é aquilo!” Não percebem a diferença, a sutil diferença que é voltar o dedo para si mesmo, na direção do peito, e dizer: “Eu me sinto mal quando você faz isso.” “Eu me sinto triste quando você faz aquilo.” A direção do dedo muda tudo.
A mudança do pronome faz sentido e diferença.

4 comentários:

  1. Rê, o mais difícil é que as pessoas não sabem a diferença entre um "ataque pessoal" e um "ataque à atitude". Não gostamos da atitude do outro e dizemos: você é isso, você é aquilo... Reduzimos o outro à atitude infeliz que tiveram... Seria muito mais fácil se o foco fosse: "esta atitude eu repudio e ela não combina com você"... E agradimos tanto a pessoa, e não o ato, que minamos as relações,,, Separar o indivíduo e as atitudes são sábias escolhas. Afinal, ninguém é perfeito, o ser humano erra. Ninguém deve ser reduzido ao seu erro...

    ResponderExcluir
  2. Ei, Bê, que alegria te ver por aqui, seja bem-vindo!... Interessantíssima sua reflexão sobre a atitude e o pessoal!... As relações teriam muito mais leveza se as pessoas se dessem conta disso, não é?
    Obrigada pela contribuição!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. OLá Renata, tudo bem?
    Amei seu Blog, esse post então...
    (tudo bem sei que reticências empobrece a frase mas aqui cabe hehe)
    Sempre digo aos meus amigos, não faça aos outros o que não querem que façam contigo.
    Seria tudo mais simples.
    Bjos Gaby Estácio

    ResponderExcluir
  4. Gaby, querida,
    Dois anos depois (não me pergunte por quê), vejo com alegria seu comentário.
    Beijos carinhosos, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir