quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quando o bebê não vem

Ontem tive a honra de participar do Programa Palavra Cruzada, da Rede Minas, apresentado pela talentosa jornalista Maria Amélia Ávila. Uma hora foi pouco para abordar um tema que gera enorme angústia entre os casais: infertilidade.
Deveria ser simples assim: um óvulo, um espermatozóide, um encontro de amor e o desejo profundo de ter um filho. Mas infelizmente nem sempre é assim.
Trompas obstruídas, ovários policísticos, endometriose, stress, ansiedade, alterações no espermograma. O que deveria ser simples fica complicado. O natural vira artificial.
No lugar de alegria, tristeza. No lugar de um quarto cor-de-rosa, uma vida em preto e branco.
Para quem deseja ter um filho, só esse desejo já vem carregado de emoção. E quando ele não se realiza, a infertilidade vem carregada de NÃO. Frustração. Lamentação. Piração. A gestação acontece, mas é de sofrimento, e geralmente dura muito mais do que 40 semanas.
A boa notícia é que infertilidade não necessariamente precisa significar impossibilidade. Há caminhos para seguir, sejam eles técnicos, emocionais, práticos ou racionais.
Mudar os planos? Tirar de cabeça? Partir para a inseminação artifical? Adotar uma criança? Conviver com a ideia de não ter filhos e ser feliz apesar de?
Apesar do não, o sim. Simplesmente.

4 comentários:

  1. Acho que a maioria das mulheres espera pelo momento de ter seu filho, aconchegá-lo nos braços e sentir a emoção de ter alguém que é pedaço de vc e de quem vc ama. Não poder viver essa sensação, me parece um tanto assustador. Mas, se o destino deu um golpe nos sonhos, resta agarrar com unhas e dentes o presente que a ciência nos oferece. A medicina de reprodução só avança e promete eficácia em grande parte dos casos!
    Um beijo,
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Outro dia, não sei quem falava sobre a beleza dos filhos dela.
    Adotados.
    Mas que ela achava estranho que ninguém perguntava a quem tem filho natural se era natural ou adotado.
    Só pra quem tem filho adotado.
    E concluia:
    - Filho é filho. Ponto final.

    Deu uma vontade imensa de adotar mais netos pra ficar lambendo cria o resto da vida


    Beijos

    PC

    ResponderExcluir