sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Anjos

Há 12 anos assisti ao filme Cidade dos Anjos, e essa semana repeti a dose na V Mostra de Cinema Comentado da Estácio. Quase desmanchei de tanto chorar.
À delícia do filme se juntou o brilhantismo do Prof. Júlio Pinto, doutor em semiótica, que foi buscar em Platão, Aristóteles, no amor e nos anjos uma linha de raciocínio permeada de emoção.
O enredo é bem interessante: um anjo (Nicolas Cage) se apaixona por uma mortal (Meg Ryan) e renuncia à eternidade, vira gente, só para ficar com ela. O final do filme é doído, surpreendente, e eu não vou contar aqui porque pode ser que você ainda não tenha visto. (Não perca.)
Mas isso eu conto: o filme é um convite pra você pensar no que anda fazendo da sua vida. No tanto que você anda sendo gente, anjo ou robô. No tanto que anda enchendo a cabeça de coisas ou no tanto que anda se permitindo sentir. Sem muita razão, teoria, blablablá, certo ou errado. Apenas sentir.
O Prof. Júlio falou com muita propriedade desses dois verbos. Pensar é especialidade dos anjos, que estão lá em cima assistindo a tudo aqui na terra. O sentir é inerente aos humanos, e foi isso que atraiu tanto o anjo vivido por Nicolas Cage: a paixão, a pele, os lindos olhos da Meg Ryan. O banho quente, a água do mar, a lareira acesa, o sangue vermelho, o beijo, o toque, a pêra que faltava na salada de frutas.
E aí a gente lembra o quanto a nossa vida é sensória. E o quanto é curta também. Por isso, você que é gente de carne e osso, páre e pense um pouquinho se o sentir não anda fazendo falta na sua vida. Até que ponto você não está sendo anjo demais, pensante demais, robô em demasia.
Se a gente não pensasse, não seria gente. Mas se a gente também não sente, vira anjo frustrado, despido de asas e do amor que nos move em tudo, pra lá da eternidade.

4 comentários:

  1. Talvez, Renata se possa traduzir o que disse sobre o sentir com a resposta que ele dá ao outro anjo quando este lhe questiona se valeu a pena, e ele responde que sim e que faria tudo novamente mesmo sabendo o final...
    Sentir é tudo...

    Queria te pedir um favor.
    Como professora que é sabe o quanto é importante quando conseguimos chegar aos nossos alunos, não só ensinar, mas encantá-los com nosso trabalho. Sabe também o quanto isso é cada vez mais difícil nos dias de hoje. Eu tenho a sorte de ser um professor que não tenho muita dificuldade nisso e recebo as mais belas e singelas recompensas, aquelas que não tem preço, e gosto sempre de dividi-las com meus colegas de profissão.
    Acho que tem muito haver com o este seu post, penso mesmo que se não investisse nos sentimentos pelos meus alunos isso não aconteceria. Escrevi um post com o que senti e a homenagem que recebi desta aluna. Dê uma olhadinha. É sempre bom a opinião de quem lida bem com os sentimentos.
    Grande abraço e desculpe por tomar seu tempo.
    Luciano...

    http://luttiano.blogspot.com/2010/10/ser-professor-nao-compensa-ser.html

    ResponderExcluir
  2. Dava tudo pra ter te acompanhando.
    Ia chorar no filme com você e rir, feito um idiota, com o Júlio.
    Avisa antes, fia.

    ResponderExcluir
  3. Essa conversa entre os anjos é mesmo marcante, Luciano!... Linda "de viver"!...
    Bacana o seu post, sua reflexão, a homenagem tão merecidamente recebida!
    Em um contexto como o acadêmico, em que o pensar faz parte e é tão valorizado, o sentir torna-se cada vez mais essencial. Sem brilho nos olhos, o professor não acessa nem a mente nem o coração dos seus alunos.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Já está convidado pra próxima, PC! Eu divido a caixa de lenço com você!
    Abração

    ResponderExcluir