segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ansiedade infantil

Interessante como a noção de tempo se desenrola na cabecinha de uma criança.
Domingo lá pro meio da tarde, depois do peixe ao molho de camarão divinamente preparado pelo pai,
o sofá nos chamando prum filme da Disney, a pituquinha me vem com essa:
- Mãe, hoje tem aula?
(...)
Não é raro dizer também:
- Ontem eu vou brincar com a minha amiga Sofia de Barbie Moda e Magia!...
(...)
À falta de noção, tão apropriada pra idade, soma-se à ansiedade de sorver com empolgação
cada segundo da vida, como se ela fosse um sorvete gigante banhado por uma deliciosa calda de chocolate.
Daí a famosa e incessante perguntinha que sempre acompanha as viagens de carro:
- Tá chegando? Tá chegando? Já chegou?
(...)
Quando é o aniversário que está chegando, então, a ansiedade escorre.
Nessas manhãs "agradavelmente" despertadas uma hora mais cedo pelo famigerado horário de verão,
a Bella mais parecia aquela personagem dos contos de fadas que leva o seu nome, tal era a profundidade do seu sono.
Fiquei com dó, levei o Léo primeiro pra aula (afinal, tinha uma baita prova de matemática esperando por ele) e fui trabalhar.
Fiquei sabendo mais tarde pelo Dé que, quando foi acordar a Bella Adormecida, ela abriu os olhos e perguntou:
- Hoje é meu aniversário?
- Não, filha. Ainda faltam alguns dias.
- Ah, então eu vou dormir mais um pouquinho.
...................................................................

8 comentários:

  1. Amadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Eu e Bella parece transmissão de pensamento.
    Quando os meninos eram pequenos, o tempo era medido em dormidas.
    Já tamos chegando?
    Ainda faltam 3 dormidas...

    PC

    ResponderExcluir
  3. Que fofa Renata!!! Hj fiquei com dó da Maria Clara tbem, gastei mais de meia hora para acordá-la...
    E essa falta de noção espacial é grande na Maria Clara, assim como a inquietude.... Há 4 dias ela está perguntando se já é o aniversário da Bella.....
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Mariana,
    Nós também já fomos assim um dia...
    E hoje, com outras inquietudes e ansiedades, nos vemos nas nossas crianças.
    Beijos carinhosos, seja muito bem-vinda!

    ResponderExcluir