quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Paradoxos


Recém Feliz Ano Novo. Novinho em folha, página em branco pronta para virar história. Cheirando à paz, realização, amor, alegria, esses desejos comuns, nossos velhos conhecidos, mas especialmente habilitados em alterar nossos batimentos cardíacos.
Faz uma semana que o mundo parou para encher de luz o seu 2014. Vide os fogos, beijos, abraços, pedidos, promessas, taças tinindo à meia-noite. Saúde.
Por um instante, como que por encanto, é como se o mundo realmente parasse. Altas, pausa, carta branca. (Lembra das brincadeiras de infância?) O calendário vira e estamos todos imunizados contra toda e qualquer coisa contrária a esta energia contagiante que move a gente. Vetada a tristeza, a reclamação, o queixume e azedume, essa dupla pra lá de imperfeita. Isola, bate na madeira, fé no coração e samba no pé. Doze uvas, doze pulinhos, capricha no arroz com lentilha. Alegria, entusiasmo, endorfina, o ano está só começando. Tim-tim.
Mas aí, num paradoxo imenso, desses que não estavam no script, algo vem rabiscar a beleza dessa página em branco.
Contrastante com o adjetivo que costuma acompanhar o Ano Novo, tristeza. Dor. Vazio. Luto.
Pra muita gente sumiu o sol, escureceu o céu, desmoronou o chão.
Em pleno começo de um Feliz Ano Novo, alguém querido morreu. O casamento acabou. A casa caiu. A relação ruiu.
Notícias ruins enchem a pauta dos jornais e esvaziam o peito outrora cheio de esperança.
Fora as grandes tragédias, os pequenos dramas: conversas atravessadas, discussões por bobagens, tons de voz alterados e foi-se embora aquele tanto de paz que te desejaram no dia 31.
Paradoxos de Ano Novo. Ou seriam da vida?
Vida que é feita de sol e chuva, nascer e morrer, amar e sofrer, apagar e acender.
Por mais paradoxal e doloroso que seja, deve haver algum sentido. Haja coração, eu sei. Haja entendimento, paciência, resignação, força para levantar do chão, se é que ainda resta chão.
Respira fundo, enxerga luz nas suas crenças, chora o choro que lava a alma, marca encontro com Deus, vive o luto porque é dele que vem a luta. Uma troca de vogal e tudo muda, mesmo que a duras penas.
Para você que começou 2014 faltando um pedaço, meu desejo sincero, esperançoso, de que não falte luz, amor, força, serenidade e sabedoria na sua travessia. Que você possa seguir em frente, apesar de.
Para você que virou a página como deveria ser, que a inspiração cresça e floresça, mesmo com todos os espinhos que possam surgir no caminho.
Desfrutar dos momentos felizes e aprender a conviver com os infelizes, é bem por aí.
Com todas as letras, vírgulas, interrogações e exclamações, é dentro da gente que se escreve um Ano Novo de verdade.

3 comentários:

  1. Bom dia, Renata!
    Qta verdade e propriedade nesse texto! Ontem postei um comentário sobre seu livro Amor em Pedaços, mas como penso q seu texto de hoje será (se não for, deveria!!) lido por muitos dos seus leitores, não só pela pertinência do título , mas pela maneira ímpar q vc tem em abordar as mais diversas questões da vida, "colei" abaixo o meu comentário para q, de alguma forma, possa incentivar seus leitores q ainda não leram seu livros, fazê-lo, de preferência, logo no comecinho de 2014 para q ele seja abraçado com amor e muita coragem, como vc tão lindamente propõe.
    Gde abarço,
    Rita de Cássia
    BH

    Querida Renata!
    Ainda não vi Frozen, mas pelo seu comentário é mais um daqueles filmes ditos infantis mas que, no fundo, são p todas as idades, se formos perspicazes o suficiente para interpretar metáforas, não é mesmo?
    Contudo, gostaria de comentar sobre seu livro Amor em Pedaços. Cada página nos leva a uma reflexão
    e/ou transformação. Pretendia escolher uma das crônicas ou um dos poemas como sendo o(a) favorito(a), aí pensei em Gdes Encontros ou História de Amor, mas lembrei-me de Paris, nos remetendo deliciosamente a artistas geniais...Talvez, Jardim Zen? Enfim, desisti, missão impossível... ! Esse livro, a partir de hoje, vai para minha mesinha de centro da sala para que as pessoas q por lá passarem tenham oportunidade de folheá-lo e enriquecer sua vida um pouco mais e, acima de tudo, torná-la mais leve!!
    Hoje começarei a ler Refúgios, ele já está na minha cabeceira me esperando...Bravo, querida Renata! Q Deus continue te iluminando e sempre te ajude a espalhar suas palavras pelo mundo afora!!!
    Com todo carinho,
    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Rita! Suas palavras me fazem querer seguir sempre em frente!
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Rê, que linda crônica...!!! Parabéns, pra variar né? :) Beijos!!!

    ResponderExcluir