segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pais com déficit de atenção e hiperatividade.

É isso mesmo o que você leu. Hoje fala-se muito em crianças hiperativas e com déficit de atenção, mas a rotina intensa dos pais nos leva a refletir sobre uma falta que tem afetado muito a vida dos pequenos: falta de tempo, falta de brincadeiras, falta de atenção.
Que os pais precisam trabalhar, não há dúvida. Precisam por uma questão de necessidade e, na maioria dos casos que eu conheço, também por realização, por gostar do que fazem.
Mas, como dizia Carlos Drummond de Andrade, "a vida necessita de pausas". Experimente você - pai, mãe - fazer ao seu filho aquela pergunta que é ele quem sempre faz a você: "Vamos brincar?"
Experimente rolar no chão, fazer castelos de lego, pintar cachos de uva, contar histórias de assombração.
Brincar com os filhos é dizer eu te amo. É descansar depois de um dia de trabalho estafante. É descobrir a criança escondida em você. Sem brincadeira.

8 comentários:

  1. Faça nem que seja pelo egoísmo de saber que você vai adorar tanto quanto o filho.

    ResponderExcluir
  2. Professora, nesse quesito posso dizer que fui uma criança afortunada. Minha mãe sempre brincava comigo. E até hoje, temos o nosso tempo.
    Não existe sentimento melhor para um filho do que brincar e estar junto dos pais.

    ResponderExcluir
  3. Querido redatozim,

    Egoísmo bom esse, que preenche o tempo e lava a alma!... Se todos os pais fossem "egoístas" assim, o mundo seria um lugar melhor de se viver...

    ResponderExcluir
  4. Sames,
    Tem coisas que a gente não esquece, não é? Os pais nem imaginam o quanto marcam a infância - e a vida - de um filho. Eu também sinto que ganhei na loteria com os meus!

    ResponderExcluir
  5. Uma otima dica é levar seu filho para ver o jogos do Galo. Ele vai te agradecer pelo resto da vida.

    ResponderExcluir
  6. Se levar muito aos jogos do galo, e não brincar com as crianças, elas serão frustradas, com certeza.. kkkkkkkkkk
    ou então, um dia vc vai ouvir:"papai, posso mudar de time? O meu só perde"...
    Brincadeiras a parte..
    Se todos os pais soubesses como é importante o convívio, muita gente seria diferente nos dias de hoje, e graças a Deus, nós sabemos disso, a futura geração será diferente!

    ResponderExcluir
  7. Priscilla,
    Nem fale em mudar de time perto do meu marido!...
    Você acredita que quando o nosso primeiro filho nasceu ele colocou na maternidade um quadrinho que dizia: "Papai, obrigada por eu nascer atleticano!"?
    A propósito, isso me inspira a escrever, depois, um post sobre as diferenças entre homem e mulher...
    A torcida feminina que me perdoe, mas só homem mesmo pra ir ao jogo do Galo no Mineirão, chegar em casa e grudar na TV pra assistir ao jogo do Cruzeiro, de dez à meia-noite!
    Cartão vermelho, esse dia o Dé quase dormiu no sofá! (Rsssssss)

    ResponderExcluir
  8. Nossa então vou corredno agora dizer que amo demais minha mamis, afinal, o que mais ela deixava era eu me lambusar no chão, brincar de lego e outras milhões de brincadeiras, e vejo hj minha afilhada, o dia interio com seu video game, vai saber pra onde vai a energia dela ne?! Talvez por isso nossas crianças estão hiperativas, afinal não gastam a energia da forma correta.

    ResponderExcluir