terça-feira, 23 de março de 2010

Brincando de mãe

Ontem minha irmã do meio fez aniversário. Quando vi os números 2 e 9 brilhando acesos em cima do bolo, constatei a inevitável passagem do tempo. Olhei pra trás e me vi, com todo o glamour de irmã mais velha, cuidando da minha "bonequinha viva".
Empurrava o carrinho para fazê-la dormir, inventava canções de ninar, ajudava minha mãe no banho e na trocação de fralda, dava-lhe coragem para aprender a andar. Se ela não parava quieta, eu dizia que "o jacarezinho ia pegar". (Não é à toa que a danada acabou virando veterinária...)
Lá pelos seus 4 anos, trocando o "r" pelo "l", precisou ir à fonoaudióloga, e quem a levava também era eu. Enquanto a pequena treinava a fala com leite condensado, eu ficava na sala de espera, no meio de um tanto de mães, ouvindo casos de dona de casa, aguada num leite condensado...
Lembro disso com carinho, com a ressalva - e um leve puxão de orelha na minha mãe - de que talvez tenha me tornado gente grande antes da hora, responsável demais...
Mas também conheço casos que são o avesso dessa história. Pais que saem para trabalhar e deixam crianças cuidando de outras crianças. E aí, no lugar do cuidado fica o descuido, a distração, a falta de noção. Não é por mal, mas por falta de maturidade. Consequência: crianças expostas ao sol, à rua, ao fogão, ao perigo - palavras que definitivamente não combinam com a materna-idade e a paterna-idade.
A estes pais, o meu carinhoso puxão de orelha.

2 comentários:

  1. Vc sempre me fazendo repensar em coisas q já passei horas matutando... ser mãe! Brincar de ser mãe... mtas pessoas brincam de ser mãe de diferentes formas, eu sempre brinquei, treinando minha paciência c meus priminhos, hj tem duas q tem 15 e 16, lembro q cuidava delas qndo eram pequeninhas e pasme Renata...só tenho 24 anos,mas desde pequena, eu já cuidava das crianças menores, eu era criança e enxergava nas menores q eu, algo mto especial...eut anto treinei q hj sou professora... e brinco de ser um pouco mãe, e acredite, as famílias estão tão ausentes q as vezes temos q ensinar e agir como mães...

    outros brincam de ser mãe engravidando planejamento, sem condições financeiras e emocionais...

    Tem criança brincando de ser mãe ....mas depois descobrem q é bem mais duro q brincar de boneca...

    Definitivamente ser mãe é uma tarefa muito árdua... ainda vou pensar mto nisso...

    por isso q mães são mesmo abençoadas!

    by the way, um beijo pra minha!

    ResponderExcluir
  2. Marla,
    Seus comentários são um verdadeiro presente para o blog!... Quanta sensibilidade, beleza e verdade nas suas palavras!
    Também tenho visto muitas mães transferindo a responsabilidade e os cuidados para a escola...
    Um dia você também vai ser abençoada como mãe, e vai ver o quanto que a vida da gente muda pra melhor, em todos os sentidos!
    Obrigada pela visita, um grande abraço,

    ResponderExcluir