quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vergonha

Tem gente que sente vergonha sem precisar sentir. Engasga na hora de falar em público, fica vermelho na hora de pedir um favor, não sai da toca para não correr o risco de se expor.
Eu não deveria, mas estou sentindo muita vergonha do Brasil. Vergonha de um ENEM que falhou pela segunda vez. Vergonha de um projeto manchado pela incompetência, negligência, falta de estrutura.
Eu já fui vestibulanda um dia. Duas vezes, aliás, em dois momentos diferentes. Eu sei o que é virar noite estudando, comer livro, esquecer os domingos, morrer de dificuldade em física, enlouquecer com a matemática, decorar fórmulas de química, não ter vida, enfim, para correr atrás de um sonho, para conquistar um lugar em uma boa faculdade e abraçar uma profissão que te faça brilhar os olhos.
E é em nome destes brasileiros que deram o sangue no ENEM que eu deixo registrado aqui todo o meu pesar e mais profunda indignação. Júlia, Ana, Luísa, Hugo, Lucas, Diego e tantos outros ávidos por acertar, exaustos de tanta aula e tantos livros, esforçados, ansiosos, cuidadosos em marcar a letra certa numa prova que não teve com eles o mesmo cuidado.
Faltou seriedade. Faltou respeito. Faltou o básico.
Nota zero para o ENEM.

29 comentários:

  1. Renata, parabéns pelo texto. O ENEM é apenas um espelho do que é o MEC. Um órgão governamental mais preocupado com indicadores de desempenho absurdos e inconsistentes do que com a missão que deveria ser dele: transformar o ensino superior no Brasil em algo realmente digno de nota. Especializa-se em vistoriar e auditar escolas, numa atitude policialesca, e se esquece de avaliar a real competência dos professores, valorizando títulações e ignorando talentos. Enfim, está tudo errado e já há muito tempo. Não podia mesmo terminar de outra maneira.
    Um abraço.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo, Ricardo. Como professores que somos, nosso pesar é maior ainda.
    Obrigada pelo excelente comentário!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Acho que qualquer comentário adicional ao que os dois falaram seria redundância...
    Concordo e espero que mude... Precisa.
    Abraços Luciano...

    ResponderExcluir
  4. Depois da vergonha e da indignação vem a esperança, Luciano!...
    O que não dá é para ficar do jeito que está.
    Você, também como professor, sabe bem disso.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou bolsista do PROUNI e me decepciono a cada ano com o ENEM. Uma prova que tinha tudo para revolucionar o modo como é feito o vestibular no Brasil, está acabando sem credibilidade. E sem isso, não tem geito não.

    ResponderExcluir
  6. Enem= País sem governo, sem lei, sem ordem, sem fiscalização...país do caso Bruno. Como disse @renatafeldman faltou respeito. Nota zero pro Enem!

    ResponderExcluir
  7. Enquanto projeto o ENEM é excelente, Mendes, o problema é que já sai do papel cheio de erros. Erros inadmissíveis, eu reforço.
    Obrigada pela visita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Caos é pouco, Aninha. O desrespeito é muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga, faço muito, mas muito, mas muito minhas as suas palavras. A incompetência dos administradores deste país, que acabamos de reeleger, é vergonhosa. São pessoas que acham que, para conduzir uma nação, basta ter "bons" relacionamentos. Ninguém se dedica, ninguém estuda, ninguém aprende. Nasceram sabendo. E julgam-se no direito de abusar de quem estuda e se esforça. Deprimente.

    ResponderExcluir
  10. Ah, querida Vick, como eu queria que eles lessem esse post e todos os comentários...
    E como eu queria que isso adiantasse alguma coisa...
    Bom, pelo menos a gente desabafa por aqui, não é? Engolir sapo é que não dá. Definitivamente não dá.
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  11. Li um texto muito interessante sobre o ENEM que talvez lhe interesse
    Leia e comente, gostaria de saber sua opinião.
    Abraços
    Luciano,
    http://migre.me/28hjY

    ResponderExcluir
  12. Luciano, muito bom o texto de Ana Maria Ribeiro. Concordo com ela quando diz da importância de separar planejamento de execução, etapa esta que vem concentrando toda a fragilidade do ENEM. Quanto à realização de uma nova prova na primeira quinzena de janeiro, por mais justa que seja esta decisão, ela traz uma tensão ainda maior que saber todo o conteúdo das provas e aplicá-lo de maneira correta: a tensão de se submeter a um sistema avaliativo que perdeu toda a sua credibilidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Renata do céu! Vc tem o dom da palavra viu?
    Concordo com tudo que vc disse! Esse Enem é mesmo uma vergonha! Num momento em que nós, vestibulandos, queremos segurança para poder aplicar o conhecimento que adquirimos ao longo do ano, recebemos como resposta uma prova mal feita, com questões mal elaboradas e fiscais pouco instruídos... Na sala em que eu fiz prova, o celular de um aluno tocou quatro vezes e nada foi feito. Não havia a passagem no detector de metais, como de costume, para quem quisesse ir ao banheiro. Pura falta de planejamento e seriedade com o futuro do nosso país.
    Estou muito decepcionada...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente vc está certa quanto a perda de credibilidade do ENEM, porém, dos males o menor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Ana querida, você é a "culpada" pelo post. Seu comentário anterior foi, mais que um pedido, uma ordem. Fiquei mesmo furiosa com este descaso chamado ENEM!
    Sua decepção é minha também.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  16. Vamos ver se eles conseguem se retratar, não é, Luciano?
    A esperança é a última que morre...
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente vergonhoso esse ENEM.....
    Dou graças a Deus por já ter passado desta fase.... pq ela é chata, cansativa, estressante, agoniante... e imagino o q estes alunos não estão passando!

    ResponderExcluir
  18. É, Pedro, na nossa época não tinha ENEM e as coisas funcionavam muito bem! O stress era mesmo somente de ir bem nas provas e gritar de emoção ao ver o nosso nome na lista dos aprovados! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Rê, falo exatamente o que todos deviam falar pro Inep. Muito obrigada pela atençao!
    Bijoss

    ResponderExcluir
  20. Luisa querida,
    Agora tenho que te desejar dupla sorte: para ir bem nas provas e não ficar tensa com as "barberagens" do ENEM!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  21. Cara amiga renata,

    repeitandoa opnião de todos, acho que o processo não amadureceu ainda e acredito qeu pode existir sabotagem. Não reprovo o ENEN, pois parece que o erro foi na gráfica (uma instituição privada com fins lucrativos), pois como estudante de comunicação sei que só é notícia o que aprece, o que aconteceu e não aprece não é notícia. A minha maior tristeza é vivermos em país que a imprensa não precisa prestar conta para ninguem. A imprensa hoje em dia não é séria, pois até o jornalismo se aproveita da curiosidade mórbida para gerar audiência e atrair patrocinadores. No dia que tivermos um conselho Federal de Jornalismo e regionais, vou voltar a assitir televisão.

    Essa não é uma afronta é simplesmente a manifestação do meu pensamento e dos meus sentimentos.

    Um abraço e Felicidades!

    ResponderExcluir
  22. Renata , entrei aqui agora e li o comentário mais inteligente sobre o último e fatídico Enem.Como sempre você super antenada, quero ser igual a você quando crescer!Bjos!!

    ResponderExcluir
  23. Renata
    Fiquei muito feliz por vc ter aceitado minha sugestão de post. Fiquei feliz também ao ver quantas pessoas se manifestaram aqui e deixaram seu comentário indignado pelo o que o Enem vem representando na vida dos brasileiros. Isso conforta qualquer coração de vestibulando...
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  24. Cara amiga Renata,

    Obrigado por sua consciência democratica e por ter publicado meu comentário.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Paulinho querido,
    Seus comentários são sempre muito bem-vindos, obrigada! Em relação ao erro da gráfica, à imprensa, ao ENEM enfim, acho que todos são assuntos igualmente importantes, e devem ser tratados com atenção e respeito. A meu ver, são questões em que o erro não poderia existir, pois as consequências são danosas e comprometem milhões de pessoas muito comprometidas com a sua própria vida!
    Abração

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada, Isabel! Fico feliz que você tenha gostado!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  27. Ana querida,
    Também fiquei muito feliz com a repercussão!
    Vamos torcer para que isso cause algum impacto, nem que seja "cósmico"!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  28. O grande número de inscritos no ENEM mostra que as pessoas querem estudar, querem trabalhar, andar pra frente. Somos vítimas de um sistema que nos obriga a “andar pra trás”. Um sistema que oferece caminhos que não queremos seguir e situações que não queremos passar...
    Vergonha é pouco, minha prova é amarela.

    ResponderExcluir
  29. Lamentável, Suellen...
    Com tantas provas amarelas, resta pelo menos o verde da esperança, por menor que ela seja!...
    Fico daqui torcendo por você!

    ResponderExcluir