segunda-feira, 21 de março de 2011

Infecção escolar

Febre, tosse, coriza. Quem tem filho pequeno  conhece bem estes sintomas, e acaba batendo na porta do pediatra ou enfrentando fila nos hospitais .
Sábado lá fui eu com a Bella no Dr. Nelson (um dos "doutores da minha alegria"), examinar a pequena para saber se o problema era otite, faringite, amigdalite ou a clássica virose.
Na anamnese, ouvindo a respiração difícil da sua paciente, ele me disse que tem atendido várias crianças com o mesmo quadro. Disse a ele que a diretora da escola dos meninos também me confirmou o alto número de alunos gripados.
E foi aí que ele fez o seguinte comentário:
- É... As pessoas se preocupam muito com infecção hospitalar, mas se esquecem da infecção escolar, atualmente frequente e preocupante... Criança com febre está com infecção, não deve ir à escola.
Muitas mães argumentam que acabam levando o filho à aula, mesmo com febre, por não terem com quem deixá-lo. Afinal de contas, precisam trabalhar.
É, mãe. Não é fácil. Falo de cadeira, como mãe e profissional que sou. Mas esse negócio de infecção escolar não é brincadeira. Por isso, antes de bater ponto no serviço, bata na porta da avó, da tia, da madrinha. Peça socorro, ajuda, help. E se não tiver outro jeito, mande um atestado pro chefe e fique em casa cuidando do seu maior tesouro.
Junte às gotas de antialérgico, antitérmico e antibiótico pilhas de revistinhas, DVDs, colo e  muito carinho.
Esse cuidado faz um bem danado.

4 comentários:

  1. Pensando aqui.
    (e acho que sem segundas intenções):
    Deixa lá em casa,
    se é que você me entende...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, só você mesmo, PC!...
    Deixa o pai dela ler esse comentário...
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata!
    Adorei o seu Blog. Quem me apresentou foi o Dr. Nelson que também é pediatra dos meus filhos. Parabéns!!!!
    Quando tiver um tempinho visite o meu blog Bebe-À-Porter www.bebeaporter.com
    Abs,
    Letícia

    ResponderExcluir
  4. Ei, Letícia,
    Acabo de vir do seu blog, e gostei muito também! Meu projeto no mestrado é sobre a maternidade contemporânea, e o seu blog é um prato cheio! Vou te fazer mais visitas!
    Abração, e seja muito bem-vinda por aqui!

    ResponderExcluir