quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Livro de vida inteira

Tenho me encontrado com Martha Medeiros todos os dias. Cada página de "Feliz por nada" é um pouquinho dela que fica em mim, fazendo-me acreditar que essa tal de sintonia realmente existe.
Além do jeito lindo de escrever, Martha Medeiros encanta com o conteúdo de cada crônica.
Fiquei presa "Dentro de um abraço", ouvindo "Sons que confortam", pensando na "Melhor coisa que não me aconteceu", me deliciando com "Beijo em pé".
Algumas crônicas já estou recomendando de "para-casa" para alguns clientes no consultório. Destaque para "Amigo de si mesmo", em que a vida ganha um outro contorno a partir do momento que você "se amiga" com você mesmo. Injeção de auto-estima na veia.
Para aumentar a sintonia, descobri no livro que a Martha foi, assim como eu, publicitária. E, se ainda não virou psicóloga, tem com certeza um pezinho nesse chão fértil das relações humanas. Suas percepções, sua autenticidade são um verdadeiro presente pra gente. Seu livro, mais que um ótimo passatempo nos dias de chuva (e também sol, praia, lua) é um convite ao pensar. Não só o pensar das sinapses nervosas, mas especialmente das artérias que percorrem o coração.
"Feliz por nada" é desses livros que a gente "entra" de um jeito e "sai" de outro, maior e melhor eu diria.
Cada crônica que eu leio é uma conversa boa que tenho com Martha Medeiros. Silenciosa e entusiasmadamente concordo com ela em gênero, número, grau, emoção e pensamento.
Vou além da sintonia e me atrevo a dizer, mesmo sem nenhuma comprovação científica ou teste de DNA, que a minha alma é prima da dela. E esse "parentesco" me enche de inspiração; não só para escrever, mas viver. "Feliz por nada" e também por tudo.

13 comentários:

  1. Renata,
    você é uma pessoa abençoada, linda por dentro e por fora.Mesmo conhecendo vc tão pouco tenho uma grande admiração pelo seu jeito simples de ser.
    Os seus textos são mto especiais, cheios de ensinamentos, de sabedoria.
    Estou aprendendo mto com vc.
    Lucia Helena (colega da Academia)

    ResponderExcluir
  2. Lucia querida,
    Que alegria poder compartilhar com você esse espaço que rego com tanto carinho.
    Seja sempre muito bem-vinda, gosto muito de você!
    Um abraço como aquele que a Martha descreve no livro.

    ResponderExcluir
  3. Conheci a escritora Martha Medeiros por indicação da minha escritora predileta, Renatinha. Adorei a primeira vista. Gaucha Porreta, com jeito mineira. Andre Lemos

    ResponderExcluir
  4. Foi uma bela apresentação, Dé.
    Adoro compartilhar a Martha com você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Renata querida,
    Sintonia também foi o que eu senti agora ao ler o seu texto. Outro dia, passando pela livraria, vi este livro da Martha e decidi na hora mesmo que iria pedi-lo no "Amigo Oculto" da faculdade! Estou doida pra começar a ler! Adoro as coisas que a Martha escreve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ana querida,
    Não é à toa que sintonia rima com alegria!...
    É isso o que você também vai sentir quando ganhar o seu presente de amigo-oculto.
    Depois me conta!
    Beijos carinhosos,

    ResponderExcluir
  7. "Renata Martha Feldman Medeiros". Lemos !

    ResponderExcluir
  8. Dé, eu não podia ter escolhido um sobrenome melhor pra mim. Verbo ler na primeira pessoa do plural!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Meu encanto pelas palavras da Martha Medeiros começou por Montanha Russa. Lêste? Feliz Por Nada é meu livro de cabeceira que não me sai da cabeça. Sensacional.

    Ah, aprensentei vc a meu amigo e sócio. Que tomou um baita susto de surpresa, pois ele me disse que vc foi professora dele na faculdade.

    Show!

    ResponderExcluir
  10. Jaime,
    Meu marido me presenteou neste Natal com uma caixa de livros da Martha, entre eles Montanha Russa. Foi o primeiro que escolhi, quando soube que ele ganhou dois importantes prêmios literários. Já está na mala, vou degustá-lo nas minhas férias!...
    Mundo pequeno, quem é o seu sócio?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Renata,

    Aaah... com Martha Medeiros qualquer viagem passa voando. Então, mostrei um dia o seu blog, que esta favoritado aqui no meu note, para ele, então logo ele disse: Cara, ela foi minha professora na faculdade. Ela é duca#%@&!... Ele se chama Wilson Rocha, de BH, mas hj mora aqui em Manaus.

    Abs! Boa viagem...

    ResponderExcluir
  12. Jaime,
    Mande um abraço para o Wilson!
    E obrigada pelo prestígio!
    Grande abraço, Feliz Ano Novo!
    P.S: Estou amando o "Montanha-Russa"!

    ResponderExcluir