segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Bom dia, tristeza!"

Você cresceu ouvindo que homem não chora. Disse que era um resfriado quando na verdade estava tentando disfarçar as lágrimas. Viu tudo cinza quando o sol estava brilhando.
É, você conhece bem esse negócio chamado tristeza.
Já quis não sair do quarto muitas vezes. Já deixou de comer. Comeu uma barra inteira de chocolate. Quis dormir para fugir. Quis acordar só daqui a cem anos.
Bem-vindo à vida, meu(minha) caro(a). Tristeza é antônimo de alegria. E de vez em quando aparece sem avisar, entra sem pedir licença, arromba a porta.
E aí o que você faz? Além de ficar triste pelos motivos que tem, fica triste pelo simples (ou complicado) fato de estar triste. E aí vira dupla melancolia. Você fica triste porque está triste.
Já parou para pensar que você pode, sim, ficar triste de vez em quando? Que pode ter motivos pra isso? Que faz parte da vida? Que a vida, inclusive, não é um mar de rosas nem propaganda de margarina?
Sábia era a minha bisavó que costumava dizer: "Bom dia, tristeza". O que quer dizer mais ou menos o seguinte: olhe para a sua tristeza. Não finja que ela não existe. Antes que ela arrombe a porta, atenda a campainha e diga-lhe para entrar. Sirva um cafezinho. E não se assuste se ela for logo embora, dar espaço pra alegria entrar.


7 comentários:

  1. Sabia sua bisavo. E tao bom poder dar permissao a sentimentos e sensacoes sem receio!
    Obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
  2. A permissão dá um alívio danado, Carol. E reforça o quanto somos humanos, de carne e osso, com um coração que bate no meio do peito.

    ResponderExcluir
  3. Homem normalmente não come uma barra de chocolate. Toma uma cerveja.
    - Tenho bebido, viu?!? ;)
    hehehe

    Bê ijos!

    ResponderExcluir
  4. Tem razão, Bê!... Somos diferentes até nisso...
    Então... Aprecie com moderação!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post. Achei o seu blog por acaso, estava procurando no google se a tristeza dá falta de apetite. E eu estou assim, triste. E não consigo comer. E "Bom dia, tristeza", não sei se você sabe, mas é uma música da Maysa. A minha cantora preferida, e provavelmente a sua bisavó ouvia ela. Ela canta tudo o que eu sinto, ela parece me entender mesmo sem nunca ter me conhecido. E nem poderia, morreu bem antes de mim nascer. Hm.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia tristeza, que tarde tristeza
    Você veio hoje me ver
    Já estava ficando até meio triste
    De estar tanto tempo longe de você

    Se chegue tristeza
    Se sente comigo
    Aqui nesta mesa de bar
    Beba do meu copo
    Me dê o seu ombro
    Que é para eu chorar
    Chorar de tristeza
    Tristeza de amar

    :)

    ResponderExcluir
  7. G., tristeza dá falta de apetite sim. Tira o colorido da vida, tira a graça...
    Não conhecia esta música da Maysa, que bom que você a colocou aqui...
    Espero que a tristeza não acampe dentro de você por muito tempo, e que o seu apetite volte outra vez!...
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir