sábado, 21 de abril de 2012

Botox

A mãe dela morreu.
Assim que ouviu a notícia, chorou compulsivamente, fez uma ligação rápida e saiu cantando pneu. Em cinco minutos estava no salão de beleza, se desmanchando diante do espelho. Quem via a cena se perguntava se o problema era por causa da tinta ou do corte.
[Corta].
*******************************************
Manhã de sol, piscina da academia cheia, aula de hidroginástica. Colocou o maiô e a touca de banho amarela, estampa de florzinha. Do alto dos seus 80 anos, ainda tinha muita água pra rolar. (Rolou.)
Implicou com a "jovem" de quase 40 porque ela estava batendo a perna muito forte, espirrando água. Ia molhar seu cabelo.
********************************************
Os dois miniposts seriam ficção se não fossem verdade. Aconteceu, acredite.
O primeiro eu ouvi contar. O segundo eu vi, presenciei, vivi. Era eu a "jovem" de 40 anos, espirrando água pra todo lado. (...)Só me confirma uma coisa: a aula era de HIDRO, certo? Se não mudou nenhuma regra de semântica, hidro significa água, certo? Ah, bom, achei que eu tivesse perdido o senso de juízo. Nada contra a vaidade, a maquiagem, o perfume, os cabelos bonitos. Sempre gostei de um espelho. Mas muita gente anda se preocupando em demasia com a estética que vai na superfície, e se esquecendo da beleza que pode ir na alma. A beleza de se concentrar apenas no simples, no essencial, no que faz sentido naquele momento. Seja a DOR da mãe que acaba de morrer ou a enDORfina de jogar água pro alto, colocando alegria pra dentro.
Você pode, sim. Trocar o batom por beijo, salto alto por havaiana, escova progressiva por aprendizado progressivo. Pode empalidecer, descabelar, viver o que tiver que ser vivido. Seja de cara ou alma lavada, a verdadeira beleza está em ser inteiro. Não há colágeno, botox ou shampoo importado que faça isso por você.

8 comentários:

  1. A beleza passa,fica a sabedoria e isso não ha quem possa tirar de nós, nem o tempo.
    Perfeito o texto.

    ResponderExcluir
  2. faz botox e, em 3 meses, se refaz. Faz tintura que em 2 meses voltam os brancos.Preenche a alma que nem a eternidade se desfaz!

    ResponderExcluir
  3. Eu e Bia Bretas criamos um exercício sobre para-essência que me enlouquecia.
    A gente promovia uma reflexão com o grupo sobre o que não faz parte da essência.
    Só parece...

    ResponderExcluir
  4. O que permanece tem um significado especial, Aline.
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo seu comentário-poema, Fabiana!
    Adorei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Imagino o tamanho da lista, PC.
    A gente muitas vezes coloca como essencial o que não é.
    Como é bom pelo menos poder refletir sobre isso e até levar susto com o que vem da percepção...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Vc coloca no papel (tela) temas tão vivos de uma maneira tão simples, e assim, consegue transcrever a realidade. Essas superficialidades tão presentes no dia a dia do mundo de hoje se tornaram tão 'essenciais' para as pessoas que elas perderam sua essência nessa busca...

    Nem preciso dizer o quanto achei ótimo o texto, né?!

    Com carinho,

    Kênia.

    ResponderExcluir
  8. Kênia querida,
    Feliz de quem busca e encontra a sua essência!...
    Simples assim. Bonito assim.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir