quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Eu não consigo!..."

Tenho ouvido, estarrecida, o depoimento de pais e profissionais da área de psicologia sobre uma nova pressão: a pressão da alfabetização. Está cada vez mais comum algumas escolas quererem que seus pequenos alunos leiam cada vez mais cedo.
Pra quê? Qual a fundamentação pedagógica para que uma criança de 3, 4, 5 anos saiba ler e escrever? Para massagear o ego da escola e aguçar a vaidade dos pais?
E a criança, como fica nessa história? Pressionada. Desmotivada. E o que é mais grave: com a auto-estima baixa.
Sei de crianças que, diante de um outdoor ou manchete de jornal, começaram a repetir várias vezes a frase: "EU NÃO CONSIGO!... EU NÃO CONSIGO LER, PAPAI!"
Sei de escolas que se orgulham de preparar verdadeiros "vestibulinhos" para receber seus pequenos grandes gênios.
Ler e escrever precisa ser um processo natural, sem data e hora marcada para acontecer. Neste processo, AUTO-ESTIMA é palavra das mais importantes.

2 comentários:

  1. Não poderia concordar mais, Rê. Ler, aprendeer a nadar, a falar, a andar são processos naturais e, como todo processo naturtal, dependem do "tempo"de cada um.

    ResponderExcluir
  2. É, meu caro redatozim, nada como respeitar o tempo... Percebo uma certa ansiedade no ar, todo mundo querendo tudo pra ontem ("qualquer semelhança com a publicidade não é mera coincidência!"), tudo muito instantâneo e automático... Fico pesarosa pelas crianças, que cada vez mais deixam de ser crianças...

    ResponderExcluir