segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Caça ao tesouro

É assim: escondo uma pista no vaso de flor e vou dando dicas pro Léo: "tá frio... tá quente!..."
Quando ele abre o papel, lê algo do tipo: "Para achar a 2ª pista, vá até o banheiro. Dica: xixi."
Aí ele vai até o banheiro, abre o penico da irmã e encontra a 2ª pista. Abre o papelzinho e mais uma instrução, dessa vez que ele terá que dar 7 passos em direção à sala de jantar. Dica: banana, e lá vai ele procurar por mais uma pista na fruteira. Abre o papel e lê em voz alta, letra por letra, em puro processo de alfabetização, a última pista: "para achar o tesouro, vá até a cozinha. Dica: frio!". E lá vai ele, esse meu menino ávido por abrir a geladeira e encontrar, feliz da vida um novo carrinho da "Hot Wheels".
Brincando brincando, ele caça as letras para achar o seu tesouro. Mergulha nas vogais, consoantes, desbrava frases e sonhos. Brincando brincando, eu entro no mundo dele e aprendo a ler nos seus olhos a alegria de fazer essa linda travessia.

PS: Essa brincadeira eu aprendi com a minha mãe, ícone de amor na minha vida, também apaixonada pelo mundo das letras, que na Páscoa costumava esconder meu ovo dentro da máquina de lavar.

13 comentários:

  1. Renata, eu nao consigo entender como alguem consegue descrever tao bem situacoes e sensacoes como voce. Tudo passa como um filminho na minha mente.
    Acho que so dois autores conseguem fazer isso comigo C.S. Lewis e Antoine de Saint-Exupery.
    Acho que e a simplicidade

    ResponderExcluir
  2. Carol querida,

    Ganhei o meu dia e o ano inteiro por ficar ao lado de Saint Exupéry no seu doce e sensível julgamento.
    Uma de minhas frases favoritas vêm do próprio: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
    Beijos carinhos

    ResponderExcluir
  3. oi amiga re,
    estou de visita no seu tao bacana blog.. parabens pela iniciativa... e amei as dicas da caça ao tesouro..com certeza vou brincar com o luca...beijos mil
    laura

    ResponderExcluir
  4. Rê, eu é que "aprendo a ler nos seus olhos a alegria de fazer essa linda travessia". Encontrei o tesouro no seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Rê, eu é que "aprendo a ler nos seus olhos a alegria de fazer essa linda travessia". Encontrei o tesouro no seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ahh, se eu te contar sei que vai acreditar, mas eu brinco disso até hoje qduando reúno com meus primos, cada um tem que trazer um tesouro e colocar escondido dentro de uma caixa, mas não pode ver o que o outro colocou, ou seja, só sabemos o que nós mesmos colocamos, aí, pedimos a alguem que não está brincando que faça as pistas, mas são diferentes para todos, fazemos em um prédio inteiro, tem pista na garagem, dentro do elevador e até mesmo no apartamento do vizinho, o melhor de tudo é o que tem dentro da caixa quando achamos, já ganhei desde doces até uma foto do meu avô que ninguem tinha! É bom demais!

    Outro comentário, o livro do saitn exupery é o meu favorito (o pequeno principe), ganhei quando eu tinha um ano, uma edição que não se caha nem em sebo mais, e o tenho até hoje. Você Renata, citou a frase que eu mais gosto do livro! Parabéns pelo bom gosto!

    ResponderExcluir
  7. Querida Laura,
    Fico muito feliz com a sua visita! Agora que "aprendeu o caminho", volte sempre!
    E prepare-se para descobrir muitos tesouros ao lado do lindo Luca!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  8. Cris querida,
    É uma alegria, uma honra dividir esse tesouro com você!
    Seja muito bem-vinda!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  9. Querida Camila,
    Deve ser por isso que você tem até hoje esse jeito espontâneo, essa alegria de menina e um brilho nos olhos que move o mundo.
    Beijo pra você

    ResponderExcluir
  10. Olá Renata, adorei o seu blog. Essa brincadeira de caça ao tesouro faço com meus irmãos todo ano na páscoa, mas tbm é uma boa ideia fazer em outras ocasiões...bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Katiele, seja bem-vinda! Esse caça ao tesouro faz mesmo sucesso, divirta- se! Abraço carinhoso, volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Renata, foi este post que eu te falei que tinha adorado!!! Muito legal! Parabens e continue escrevendo para nos divertir, fazer rir e chorar! Um gde bjo Gisele

    ResponderExcluir
  13. Gisele querida, que alegria te encontrar também aqui! Este post é mesmo uma curtição, fico feliz que tenha gostado!
    Beijos carinhosos, querida!

    ResponderExcluir