domingo, 12 de julho de 2009

Papo de mulher

A pedido de uma querida amiga e leitora do blog, venho hoje "ressuscitar" um assunto da maior importância, mas que parece ter caído na rotina e no esquecimento: AIDS.
Ao passear pela interessante revista eletrônica "Papo de Homem" (papodehomem.com.br), tive acesso à maior pesquisa já feita sobre o comportamento sexual do brasileiro, realizada pelo Ministério da Saúde. Não vou me ater aqui aos números (a pesquisa está lá para quem quiser ver), mas em suma detectou-se que:1) Muita gente ainda NÃO usa camisinha com os parceiros casuais.2) O maior problema, como muitos pensam, NÃO são os jovens, que cresceram sob a pressão da conscientização. O alerta vermelho está piscando para pessoas entre 50 e 54 anos, que tanto nas suas relações fixas quanto casuais NÃO têm o hábito de usar a camisinha.3) Traição: a maioria dos homens e mulheres que possuem parceiro fixo NÃO usam camisinha nas suas relações extra-conjugais.
Este terceiro item merecia um post a parte. Para quem é traído, como se não bastasse o grande estrago na alma, fica a possibilidade de um estrago no corpo, no sangue, nas células deterioradas por um vírus que mata em silêncio.
É de enlouquecer. A falta da camisinha vira camisa de força. Dupla negligência com o amor.

5 comentários:

  1. um absurdo mesmo até hoje as coisas serem assim. Ouvi dizer que em grupos homossexuais existiu, nao sei ainda se existe, uma brincadeira que se chama roleta russa, um grupo de pessoas saudáveis e uma com aids e eles transam entre si... e quem transar com a pessoa que está com Aids foi o escolhido! Absurdo ne?

    ResponderExcluir
  2. Bruna, não sei nem que nome dar a esta "brincadeira"... Me vem algo como suicídio coletivo, não tenho nem palavras... Um grande absurdo...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata. Cheguei aqui através do seu comentário no Papo de Homem. Meu nome é Clarissa e eu trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação do site COmoTudoFunciona, não sei se você conhece. Sempre visitamos blogs pra ter ideias para artigos e pautas. São um ótimo termômetro para assuntos que estão em alta. Essa pesquisa mostra uma realidade dura e talvez não esperássemos por esses resultados...A questão é reforçar cada vez em campanhas a importância do uso da camisinha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Clarissa! Não conhecia o ComoTudoFunciona, aproveitei para dar um pulinho lá e gostei da proposta! Uma espécie de "Super Interessante" eletrônica...
    Em relação ao papo de homem, mulher e etc, vamos torcer para que as pessoas vistam definitivamente esta camisa!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Renata! Que com que gostou. A proposta do site é explicar realmente como as coisas funcionam, mas de uma maneira bem fácil de entender!
    Um beijo.

    ResponderExcluir